
“Natureza’’ é o título do show a ser realizado hoje, 29 de outubro, às 20h, por Chico Nô e Forró do Mel no Solar Cultural Maria Firmina dos Reis (Rua Rio Branco, 420, Centro de São Luís). A apresentação compõe o calendário de atividades do projeto Quarta no Solar, iniciativa dedicada à valorização das artes maranhenses, e integra também os preparativos para a 30° Conferência das Nações Unidas Sobre as Mudanças Climáticas, a COP 30.
Um dos destaques do show é o lançamento da música “Cantiga pelo Cerrado Vivo’’, uma parceria de Chico Nô com o sociólogo e produtor cultural Ricarte Almeida. De acordo com os autores, a cantiga é “um grito de alerta e de socorro pela preservação do bioma Cerrado, que está profundamente ameaçado’’
O show inclui no repertório gêneros como o baião, o xote e o xaxado, além de “canções que tocam a sonoridade da floresta e alertam para a importância da natureza’’, afirmam os artistas. A entrada no Solar Cultural Maria Firmina dos Reis será feita mediante contribuição voluntária, recolhida na porta do local.
Sobre os artistas
Chico Nô é cantor e compositor maranhense com trajetória profundamente ligada à cultura popular do estado. Atuou por mais de uma década em grupos como o Cacuriá de Dona Teté e construiu uma obra que transita entre o samba, o baião, o reggae e as emboladas, sempre com poesia e identidade regional. Em 2015, lançou o álbum ComVida, reunindo parcerias e composições próprias.
O Forró do Mel nasceu em São Luís em 2019 e rapidamente se tornou uma das referências do forró autoral maranhense. O grupo combina a formação clássica do trio pé de serra com influências urbanas e contemporâneas. É formado por Giovanne Chaves (triângulo e voz), Memel Nogueira (sanfona e voz), Tiago Garcez (zabumba) e Érika Barreto, responsável pela percussão.Entre as composições, destaca-se Xote à Beira-Mar, inspirada na orla da cidade e finalista do Festival Canto da Lagoa, no Rio Grande do Sul.





Deixe um comentário