Com exibição de “O Agente Secreto”, Festival Maranhão na Tela começa nesta quinta-feira (18)


Longa-metragem, estrelado por Wagner Moura e dirigo por Kleber Mendonça Filho, terá segunda exibição em festivais nacionais na décima oitava edição do Festival Maranhão na Tela.


Wagner Moura como Marcelo, em “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho.

O Festival Maranhão na Tela abre a sua 18ª edição nesta quinta-feira (18), em São Luís. A Sociedade do Copo é parceira de mídia do Maranhão na Tela. No site e nas redes sociais da plataforma, serão publicadas matérias especiais, entrevistas, reportagens e outros conteúdos.

O festival, sediado no Kinoplex Golden até 26 de setembro, apresenta ao público mostras competitivas de filmes nacionais e internacionais, ciclo de debates, além da exibição de longas-metragens aclamados pela crítica internacional, como “O Agente Secreto” (vencedor de dois prêmios no Festival de Cannes). A exibição do longa, marcada para 19h30, dá início à programação oficial do evento. O acesso a todas as atividades é gratuito.

“O Agente Secreto”: espionagem, ditadura e aclamação internacional.

A abertura do Maranhão na Tela, com “O Agente Secreto”, marca a segunda exibição em festivais nacionais do novo longa-metragem escrito e dirigido por Kleber Mendonça Filho. Em 158 minutos, o  suspense psicológico, ambientado em Recife, nos anos 1970, acompanha a história de Marcelo (Wagner Moura), que, atordoado por um passado de violências em São Paulo, decide recomeçar a vida, como professor, na capital pernambucana. Sob a nova identidade, Marcelo descobre, no entanto, que está sendo espionado por seus vizinhos.

Em entrevista publicada na BBC Brasil, Kleber Mendonça Filho, destacou a importância do filme para discutir memórias esquecidas. “Eu acho que O Agente Secreto, quando eu estava escrevendo o roteiro, eu pensava muito nisso: como vidas inteiras são esquecidas, apagadas e nem todas as vidas são lembradas”, disse.

Além do reconhecimento do diretor, a performance de Wagner Moura rendeu a ele um prêmio inédito de Melhor Ator, consolidando o filme como um dos grandes destaques da temporada de premiações.

Mostras e homenagens

Ao longo da programação, o Maranhão na Tela apresenta, dentre os seus destaques, quatro mostras: a Mostra Panorama Brasil, com uma seleção de filmes premiados; a Mostra Maranhão de Cinema, dedicada exclusivamente à produção local, sendo competitiva para filmes e videoclipes maranhenses, e a Mostra Los Terroríficos – ponto internacional do festival –  com cinema fantástico latino-americano, além da Mostra Antônio Saboia, seção especial com filmes estrelados pelo ator franco-brasileiro, um dos homenageados do festival.

As homenagens prosseguem, com a exibição de “Terra Estrangeira”, em celebração aos 30 anos de lançamento do filme, com a presença dos atores Fernando Alves Pinto e Alexandre Borges, e da produtora Maria Carlota Bruno. Também será exibido “Ainda Estou Aqui”, filme vencedor do Oscar em 2025.

O encerramento do festival, em 26 de setembro, será marcado pela exibição de “O Último Azul”, dirigido por Gabriel Mascaro. O longa-metragem foi vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Berlim.

Resumo da Abertura

O quê: Abertura do Festival Maranhão na Tela com a exibição do filme “O Agente Secreto”.

Quando: Quinta-feira, 18 de setembro, às 19h30.

Onde: Kinoplex Golden (Salas Platinum e Kinoevolution).

Confira a programação completa do Festival Maranhão na Tela aqui

Deixe um comentário

últimas

"Senta, se acomoda, à vontade, tá em casa...''

Assine a Sociedade do Copo e receba as nossas publicações em primeira mão!

Continue lendo