
O Festival Maranhão na Tela abre a sua 18ª edição nesta quinta-feira (18), em São Luís. A Sociedade do Copo é parceira de mídia do Maranhão na Tela. No site e nas redes sociais da plataforma, serão publicadas matérias especiais, entrevistas, reportagens e outros conteúdos.
O festival, sediado no Kinoplex Golden até 26 de setembro, apresenta ao público mostras competitivas de filmes nacionais e internacionais, ciclo de debates, além da exibição de longas-metragens aclamados pela crítica internacional, como “O Agente Secreto” (vencedor de dois prêmios no Festival de Cannes). A exibição do longa, marcada para 19h30, dá início à programação oficial do evento. O acesso a todas as atividades é gratuito.
“O Agente Secreto”: espionagem, ditadura e aclamação internacional.
A abertura do Maranhão na Tela, com “O Agente Secreto”, marca a segunda exibição em festivais nacionais do novo longa-metragem escrito e dirigido por Kleber Mendonça Filho. Em 158 minutos, o suspense psicológico, ambientado em Recife, nos anos 1970, acompanha a história de Marcelo (Wagner Moura), que, atordoado por um passado de violências em São Paulo, decide recomeçar a vida, como professor, na capital pernambucana. Sob a nova identidade, Marcelo descobre, no entanto, que está sendo espionado por seus vizinhos.
Em entrevista publicada na BBC Brasil, Kleber Mendonça Filho, destacou a importância do filme para discutir memórias esquecidas. “Eu acho que O Agente Secreto, quando eu estava escrevendo o roteiro, eu pensava muito nisso: como vidas inteiras são esquecidas, apagadas e nem todas as vidas são lembradas”, disse.
Além do reconhecimento do diretor, a performance de Wagner Moura rendeu a ele um prêmio inédito de Melhor Ator, consolidando o filme como um dos grandes destaques da temporada de premiações.
Mostras e homenagens
Ao longo da programação, o Maranhão na Tela apresenta, dentre os seus destaques, quatro mostras: a Mostra Panorama Brasil, com uma seleção de filmes premiados; a Mostra Maranhão de Cinema, dedicada exclusivamente à produção local, sendo competitiva para filmes e videoclipes maranhenses, e a Mostra Los Terroríficos – ponto internacional do festival – com cinema fantástico latino-americano, além da Mostra Antônio Saboia, seção especial com filmes estrelados pelo ator franco-brasileiro, um dos homenageados do festival.
As homenagens prosseguem, com a exibição de “Terra Estrangeira”, em celebração aos 30 anos de lançamento do filme, com a presença dos atores Fernando Alves Pinto e Alexandre Borges, e da produtora Maria Carlota Bruno. Também será exibido “Ainda Estou Aqui”, filme vencedor do Oscar em 2025.
O encerramento do festival, em 26 de setembro, será marcado pela exibição de “O Último Azul”, dirigido por Gabriel Mascaro. O longa-metragem foi vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Berlim.
Resumo da Abertura
O quê: Abertura do Festival Maranhão na Tela com a exibição do filme “O Agente Secreto”.
Quando: Quinta-feira, 18 de setembro, às 19h30.
Onde: Kinoplex Golden (Salas Platinum e Kinoevolution).
Confira a programação completa do Festival Maranhão na Tela aqui





Deixe um comentário