Aziz Junior e Gerude lançam show e single “No Calor da Fogueira”


Compositores e intérpretes realizam show em edição especial do projeto Quarta no Solar.


Aziz Junior e Gerude podem parecer, à primeira vista, compositores de carreiras distintas e parceiros improváveis. Um olhar mais atento, porém, revela que a união entre os dois nem é assim tão difícil: são artistas diversos, camaleônicos, comprometidos com a canção, com a música maranhense e, sobretudo, amigos.

Essas duas figuras (para usar uma palavra que Aziz adora) se reúnem para o show No Calor da Fogueira, ocasião que marca o lançamento do single homônimo, que estará disponível nas plataformas de música ainda este mês. A apresentação ocorre na próxima quarta-feira, 24 de setembro, no Solar Cultural Maria Firmina dos Reis (Rua Rio Branco, 420), a partir das 20h. A entrada é gratuita!

O repertório vai além da canção inédita que dá nome ao show. A dupla promete passear por composições já conhecidas de suas trajetórias, revisitadas em novos arranjos, além de apresentar outras criações recentes. A ideia é revelar afinidades musicais que, em princípio, poderiam parecer improváveis.

Gerude, natural de Codó, tem músicas gravadas por nomes como Margareth Menezes, Timbalada e Alcione, além de uma discografia que inclui os álbuns Tempos Súbitos (1996), De Cima (2002) e Maré Cheia (2006). Aziz, por sua vez, lançou em 2022 o disco DiAziz, marcado por referências diversas, e é presença ativa na cena cultural maranhense, atuando também como ator e coordenador da Produtora Desterro Filmes.

Até o apagar da velha chama

No Calor da Fogueira é, sobretudo, um show pensado para celebrar a parceria entre os dois artistas — no sentido mais amplo da palavra, já que ambos são polivalentes e atuam como compositores, intérpretes, produtores, entre outras funções.

Um dos protagonistas, Aziz Junior, lembra que o desejo de compor em parceria com Gerude é antigo. “E agora, quando tive a oportunidade, fiquei espantado com a força criativa e com as muitas camadas que ele possui.”

O lançamento de Aziz e Gerude, como o título sugere, tem inspiração no São João. “Foi no mês de maio, quando a Ilha já começa a respirar os ares juninos, que veio a inspiração de No Calor da Fogueira. A certa altura resolvi mandar a música, que estava incompleta, para ele. Gerude, que é rápido no gatilho, devolveu no mesmo dia a música pronta”, observa Aziz.

O show agendado para o dia 24 integra uma edição especial do Quarta no Solar, série de apresentações artísticas lideradas por Aziz Junior e Chico Nô que promoveu, semanalmente e durante mais de um ano, encontros entre nomes da cena cultural maranhense de diversas linguagens, com foco na música. Nesta nova etapa, o projeto tem sido realizado mensalmente.

Adianto ao leitor: há movimentações no sentido de retomar as edições semanais do Quarta. É torcer para que a organização (Solar, Aziz e Chico) viabilize o retorno. A nós cabe o comparecimento — e isso não é esforço nenhum.

Deixe um comentário

últimas

"Senta, se acomoda, à vontade, tá em casa...''

Assine a Sociedade do Copo e receba as nossas publicações em primeira mão!

Continue lendo